Novembro Azul, mês voltado para campanhas de conscientização e prevenção do câncer de próstata. O objetivo é alertar os homens sobre o diagnóstico precoce da doença.
Segundo a Fundação do Câncer, os principais fatores que aumentam o risco da doença são: tabagismo, alimentação não saudável, bebida alcoólica em excesso e sedentarismo.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) informam que 29% dos casos da doença no Brasil são de câncer de próstata.
Manter uma dieta saudável, praticar atividades físicas e fazer exames preventivos regulares são algumas formas de combater e prevenir a doença.
As vilas olímpicas do Encantado, GREIP, Vidigal e Parque Radical, todas coordenadas pelo Instituto Crescer com Meta (ICMETA), oferecem gratuitamente diversas modalidades esportivas para homens de todas as idades. Os interessados podem visitar umas delas e escolher uma atividade de sua preferência.
Já o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma gratuita e integral, todas as modalidades de exames e tratamento. Homens a partir dos 50 anos devem procurar um urologista em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Não perca tempo, previna-se!